De acordo com o último boletim de Influenza, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), nesta sexta-feira, Santa Maria tem mais um caso de Gripe A em 2019. Este já é o terceiro caso confirmado de Influenza A (H1N1) na cidade - que contabiliza, também, um óbito de uma idosa de 61 anos, ocorrido em 25 de julho.
Leitos de internação do Hospital Regional não serão abertos neste ano
No entanto, nem a prefeitura e nem a SES tinham mais informações sobre o caso. Conforme o Executivo, até o fim da tarde de sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde não havia recebido nenhuma nova notificação de caso confirmado de Gripe A. A assessoria de comunicação da SES informou que na segunda-feira deve apurar mais detalhes com o Cevs.
Segunda edição do Seminário de Aleitamento Materno ocorre em agosto
Além de Santa Maria, outro município da região também apresenta casos confirmados de gripe: conforme o documento do governo do Estado, São Gabriel tem, até agora, cinco casos registrados de H1N1 e um de H3N2, tendo um desses resultado na morte de um idoso de 71 anos, em 11 de maio.
NO ESTADO
Até o dia 3 de agosto, o Rio Grande do Sul registrou 28 mortes por Gripe A (quatro a mais em relação ao último relatório de julho). No mesmo período do ano passado, eram 79 mortes por Influenza.
Até agora, são 217 casos confirmados de Influenza.
Apenas casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (em que o paciente é hospitalizado com quadro febril, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória, com suporte de oxigênio) são notificados.